Unidade de Cuidados na Comunidade já está a funcionar

Entrou em funcionamento esta segunda-feira a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB).

A Unidade que funciona no Centro de Saúde de S. Tiago, surge tal como todas as outras a nível nacional após a reforma dos Cuidados de Saúde Primários.

Tal como o próprio nome indica, a UCCCB presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo e atua, ainda, na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

A Unidade de Castelo Branco vai trabalhar em diversas áreas, nomeadamente apoio a crianças e jovens em risco, Cuidados Continuados Integrados, Saúde Escolar, Rede Social, e o Projeto da Parentalidade, que nesta fase inicial não vai arrancar.

DDCB sabe que o plano de ação da UCCCB foi aprovado pela ARS Centro em agosto de 2013, e que entrou em funcionamento esta segunda-feira, 3 de fevereiro.

As Unidades de Cuidados na Comunidade, têm por missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da área geográfica de intervenção, neste caso nos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, visando a obtenção de ganhos em saúde.

A equipa é multidisciplinar, composta por enfermeiros, médicos, assistente social, assistente técnico, assistente operacional, técnico superior higienista oral, nutricionista e tem por objetivo prestar cuidados de saúde, bem como apoio social e psicológico de âmbito domiciliário e comunitário. Além disso desemprenha um papel importante na educação para a saúde.

A carteira básica de serviços da Unidade deverá integrar projetos e programas que tenham em conta a realidade de saúde e social da área de intervenção, tenham como referência o plano de ação do Agrupamento de Centros de Saúde e funcionem em estreita articulação com as outras unidades funcionais, designadamente, Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).

Fonte: Povo da Beira, 2014-02-04
Por Cristina Valente