Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental

No dia 10 de outubro comemora-se o « Dia Mundial da Saúde Mental». Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

A celebração deste dia pretende reforçar a atenção da comunidade para o assunto da saúde mental global, combatendo o estigma e o preconceito.

É fundamental visualizar a saúde mental como um problema transversal a todos os povos, onde não existem barreiras nacionais, culturais, políticas ou sócio-económicas, sendo essa a justificação pela qual a Organização Mundial da Saúde (OMS), considera a saúde mental uma prioridade em matéria da saúde.

Neste dia por todo o mundo, realizam-se ações para  encontrar soluções para os problemas relacionados com a saúde mental, coordenando esforços na luta contra esta realidade.

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), comemorou o Dia Mundial da Saúde Mental no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, fundamentou-se num  estudo da Direção Geral de Saúde (DGS) em que é referido que Portugal lidera a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais.

As perturbações da saúde mental estão a crescer e, os distúrbios mentais independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do nosso século, sendo a depressão a segunda causa de incapacidade na União Europeia, e o fator de maior risco de suicídio.