Dia Mundial da Diabetes

IMG_20171107_145755

O Dia Mundial da Diabetes comemora-se a 14 de novembro, data escolhida por assinalar o nascimento de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, descobriram a insulina em 1921.

Instituído pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta à crescente prevalência da diabetes no mundo, o Dia Mundial da Diabetes foi adotado pelas Nações Unidas no âmbito de um movimento a que foi dado o nome expressivo Unidos pela Diabetes, em 2006.

Tem como símbolo o círculo azul, que significa a união dos povos em torno da diabetes e tem a cor da bandeira das Nações Unidas e do céu. As ações desenvolvidas, por todo o mundo, têm como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação social para a diabetes, através da realização de eventos, programas de televisão e de rádio, atividades desportivas e iluminação de monumentos a azul.

Pretende-se assim que a diabetes tipo 2 seja encarada como uma doença que pode ser prevenida e cujas complicações podem ser evitadas. E que se pode viver bem com diabetes tipo 1 desde que seja garantido o acesso aos cuidados de saúde e ao tratamento a todos em todo o mundo.

A UCCCB vai  comemorar o dia, junto da Comunidade do Concelho de Castelo Branco.