1 de outubro de 2018- Comemoração do Dia Internacional das Pessoas Idosas

Ao longo da década passada, intensificámos os nossos esforços para construir uma “sociedade para todas as idades” e promover um compromisso internacional com os Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas. Os Princípios assentam na necessidade de construir uma sociedade inclusiva que valorize a participação, a realização pessoal, a independência, os cuidados de saúde e a dignidade para todos. Para traduzir esses princípios em actos, temos defendido políticas graças às quais os idosos possam viver num ambiente que reforce as suas capacidades, fomente a sua independência e lhes proporcione apoio e cuidados adequados, à medida que envelhecem.

O lema “Rumo a uma sociedade para todas as idades” foi adoptado em 1999 e reafirmado na Segunda Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, que teve lugar em Madrid, em 2002. Sublinha a necessidade de tratar as pessoas idosas simultaneamente como agentes e beneficiárias do desenvolvimento. Esta tónica e os Princípios das Nações Unidas assumem uma importância crescente, num momento em que o mundo se vê confrontado com as crises alimentar, energética, climática, financeira e económica.  A comunidade internacional presta também mais atenção aos direitos humanos dos idosos. Devemos pôr fim à discriminação com base na idade, aos maus tratos, à negligência e à violência contra os idosos. Exorto os Estados a inserirem a protecção das pessoas idosas na legislação nacional e apelo a todos os parceiros, para que ajudem os países a adquirirem as capacidades e criarem as institituições necessárias para alcançar este objectivo.

Neste Dia Internacional, reafirmemos o nosso empenhamento na tarefa essencial de promover os Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas e de realizar o objectivo de construir uma sociedade para todas as idades.

Mensagem do Secretário-Geral da ONU- Ban Ki-moon no  Dia Internacional das Pessoas Idosas a 1 de Outubro de 2009

A Organização Mundial da Saúde define Envelhecimento Activo como o processo de optimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem.

(Cf. WHO. Active Ageing, A Policy Framework. A contribution of the WHO to the Second United Nations World Assembly on Ageing, Madrid, Spain, April, 2002).

Sendo que o conceito de Envelhecimento Activo implica uma actuação multidisciplinar e interdisciplinar, aberto a todos os cidadãos e parceiros institucionais que, na sociedade portuguesa, concorrem para a promoção de uma melhor qualidade de vida da população de 65 e mais anos e das suas famílias, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco e a Junta de Freguesia de Salgueiro do Campo, juntaram esforços e comemoraram o Dia Internacional das Pessoas Idosas na localidade de Palvarinho, a 1 de outubro de 2018.

Dois dias depois, reafirmando os mesmos princípios empreendedores, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco e o Centro de Dia dos Lentiscais, efectuaram em conjunto intervenções tendo como destinatários a população de 65 e mais anos da localidade dos Lentiscais.