A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, no Estado da Virgínia – Estados Unidos da América, quando Bonnie W.Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro, com o intuito de fazer com que as pessoas se questionassem.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se mostraram interessados, foi trágica. Referiam-se aos maus-tratos induzidos à sua neta. No passado esta avó, já tinham perdido um neto de forma brutal, vítima de maus tratos na infância.

E porquê a cor azul?

Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante, para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Pelo 5 º ano consecutivo os colaboradores da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, darão o seu contributo para esta causa, desenvolvendo no Concelho de Castelo Branco várias iniciativas , que pretendem consciencializar a comunidade para a relevância do seu papel na prevenção dos maus tratos na infância.