Dia Internacional do Enfermeiro

O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros.  A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale (12 de maio de 1820), que é encarada como a fundadora da enfermagem moderna.

Para comemorar esta  data  a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB) da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB,EPE), escolheu  como tema as doenças crónicas.  Estas são definidas pela Organização Mundial de Saúde como as doenças de longa duração e progressão lenta cujos problemas de saúde requerem cuidados continuados por um período de anos ou décadas.

Tal como outros países, Portugal também é afetado pelo crescente aparecimento das doenças crónicas e pela necessidade de cuidados específicos para as pessoas com doenças ou incapacidades crónicas. A escala do problema é grande: a diabetes, as doenças cardiovasculares e respiratórias, a depressão representam a ameaça principal. Estas doenças impõem altos custos em termos humanos, sociais e económicos , implicando a redução na qualidade de vida, redução da produtividade e da produção económica, aumento dos custos para o individuo e para o sistema de saúde.

Foi celebrado o compromisso entre a ULSCB,EPE e a UCCCB,  no sentido de melhorar a prevenção e gestão das doenças crónicas, trabalhando no sentido  da promoção da saúde, incentivando a aquisição de hábitos e estilos  de vida saudáveis (alimentação equilibrada, hábitos regulares de exercício físico, consumo  moderado de álcool, evitar o consumo do tabaco), nos indivíduos, famílias e na comunidade em geral, tendo como objetivos:  melhorar o estado de saúde,  e reduzir a probabilidade do desenvolvimento de  doenças crónicas.

Por tais premissas foram  efetuadas ações de educação para a saúde, sobre alimentação saudável; monitorização da glicemia capilar; monitorização da tensão arterial e distribuição de flyers ( Alimentação Saudável; Atividade Física e Alimentação na Prevenção da Diabetes; Hipertensão Arterial), na  Escola João Roiz em Castelo Branco, a 160 elementos da população escolar.

Descarregar pdf