Mediação Intercultural em Serviços Públicos (MISP)

DSC_0023

As Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), têm por missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da área geográfica de intervenção, visando a obtenção de ganhos em saúde. São constituídas por equipas multi-profissionais, e têm como objetivo prestar cuidados de saúde, bem como apoio social e psicológico de âmbito domiciliário e comunitário. Além disso, desempenham um papel importante na educação para a saúde.
O Despacho nº 10143/2009 de 16 de Abril, aprovou o Regulamento da Organização e Funcionamento da Unidade de Cuidados na Comunidade. A missão centra-se na “(…)prestação de cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, e actua, ainda, na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção. ” .
No seguimento destas premissas e no sentido de atingir as metas contratualizadas com a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco,EPE, no que concerne ao indicador “ Proporção de pessoas abrangidas por projetos de promoção de saúde e bem estar”, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco(UCCCB), participou no evento “Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento”, organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco/Projeto de Mediação Intercultural em Serviços Públicos(MISP), que decorreu no dia 27 de maio , na Praça 25 de abril (Cybercentro) em Castelo Branco.
Os colaboradores da UCCCB efetuaram a monitorização da glicemia capilar, da tensão arterial, e realizaram ações de educação para a saúde. Foram distribuídos flyers alusivos aos temas: Alimentação Saudável, Atividade Física e Alimentação na Prevenção da Diabetes, Hipertensão Arterial, a 85 participantes.

Se é imigrante, consulte:
Lei nº23 de 4 de julho de 2007;
Lei nº 29 de 9 agosto de 2012;
Regulamento nº 102 de 18 de março de 2013.

Se é profissional de saúde:
Tem à sua disposição a “Linha SOS Imigrante”, que funciona de 2ª a 6ª feira das 9h às 19h, e tem associado os números de telefone: 808257257 e 218106191. Dispõe de um serviço de tradução telefónica, estando disponíveis 60 idiomas, ou pode aceder a http://acidi.gov.pt