Depression – Let´s Talk

Para o  Dia Mundial da Saúde de 2017, comemorado a 7 de abril, a WHO – World Health Organization (Organização Mundial da Saúde ) deu início a uma campanha sobre a depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade e em qualquer etapa da vida.

Com o lema “Let´s talk” (em Português = “Vamos falar”), a iniciativa reforça a existência de várias formas de prevenir a depressão e de a tratar, considerando que a mesma pode levar a consequências muito graves. Falar abertamente sobre depressão (em casa, no local de trabalho, na escola, na comunidade)  é o primeiro passo para entender melhor a questão e reduzir o estigma a ela associado.

De acordo com os dados da WHO referentes a 2015, a depressão afetou 322 milhões de pessoas em todo o mundo, o que representa um crescimento de 18% na última década. A depressão é o fator que mais contribui para o suicídio, que no mesmo ano foi a causa de morte de 788 mil pessoas em todo o mundo, colocando o suicídio entre as 20 principais causas de morte. A nível global a depressão tem maior prevalência nas mulheres (4,4%), sendo que  nos homens é de 3,6%.
Mediante estas premissas e, salientando que no Plano de Ação da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB) consta na sua carteira de serviços, o “Programa de Saúde Mental”, onde um dos indicadores que pretende monitorizar a execução é: “ Efetuar em cada ano, pelo menos uma Ação de Educação para a Saúde dirigida à comunidade, sobre promoção da saúde mental”, aceitámos mais este desfio.

Pretendendo dar cumprimento a este indicador, os colaboradores da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, vão desenvolver no dia 7 de abril de 2017, na cidade de Castelo Branco uma campanha de rua, onde pretendem sensibilizar a comunidade sobre a depressão, e em simultâneo distribuir documentação alusiva à problemática.

Notícia do Jornal Reconquista

Agradecimentos