Congresso CQVida 2017 – O adulto na sua plenitude e nas suas vulnerabilidades.

A promoção de um envelhecimento ativo e saudável ao longo do ciclo de vida tem sido um caminho apontado como resposta aos desafios relacionados com a longevidade e o envelhecimento da população (European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing Steering Group, 2011). O envelhecimento ativo é definido como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para a melhoria da qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem (World Health Organization, 2002).

As condições de saúde são determinantes no envelhecimento ativo, mas a promoção do envelhecimento ativo não se restringe à promoção de comportamentos saudáveis. É essencial considerar os fatores ambientais e pessoais, como os determinantes económicos, sociais e culturais, o sistema de saúde, o ambiente físico, o sexo e outros determinantes (World Health Organization, 2002). A família, a comunidade e a sociedade têm um forte impacto na forma como se envelhece (Cabral, Ferreira, Silva, Jerónimo & Marques, 2013).

A qualidade de vida é, claramente, a tónica dominante do envelhecimento ativo (Cabral et al., 2013), podendo esta ser definida como a perceção do indivíduo acerca da sua posição na vida, no contexto cultural e de valores no qual vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (World Health Organization, 1997).

O investimento no envelhecimento ativo e saudável deve ser transversal e vertido em todas as políticas sectoriais (Strategy, Plan & Ageing, 2015). Alguns retornos serão evidentes a curto prazo, enquanto outros, só ocorrerão a longo prazo. O que importa é, obter um conhecimento profundo da realidade. Por isso, é muito importante que os órgãos da gestão de topo da ULSCB,EPE, quantifiquem a extensão dos inputs e outputs, de forma integral e para todas as unidades/serviços.

A UCCCB aquando da sua apresentação no Congresso CQVida 2017- « O adulto na sua plenitude e nas suas vulnerabilidades», que se realizou em Castelo Branco nos dias 23 e 24 de novembro de 2017, elencou todos os projetos da sua carteira de serviços, traduzindo-se em outputs. Pode ser visualizado o poster que apresentámos e a apresentação efetuada no congresso,( informamos que foi efetuada uma retificação na apresentação, ao minuto 3:42, por conter um termo linguístico que não estava enquadrado no contexto).

Poster UCCCB