Celebração do Quinto Aniversário da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco

“The only way to do great work, is to love what you do.” Jobs, S. ( 2005).”

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB) da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE comemorou o seu quinto aniversário no dia 3 de fevereiro de 2019.

Tal acontecimento só foi possível devido ao enorme empenho e dedicação de todos os colaboradores da UCCCB durante os últimos cinco anos. Estamos cientes que, neste percurso de crescimento estivemos sempre apoiados pelas nossas famílias, pelos utentes, pela gestão de topo da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE, pelos amigos e pelos inúmeros parceiros da sociedade civil que fomos conquistando.

Considerando que a nossa prestação de cuidados de saúde é de relevante importância para os utentes, famílias e comunidade, celebramos o nosso quinto aniversário no espaço físico do Centro Social Paroquial Almaceda, na Localidade de Almaceda.

Neste V aniversário apostamos no Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas da Direção Geral da Saúde (DGS), que visa a manutenção da autonomia, da independência, da promoção da qualidade de vida e recuperação global das Pessoas Idosas, recorrendo a intervenções concertadas da equipa multidisciplinar dos serviços de saúde ( Assistente Operacional, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico e Alunos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre).

A escolha prendeu-se com o facto de um número elevado de Pessoas Idosas serem portadores de doença crónica e consumidores efetivos de cuidados de saúde e medicamentos, exigindo que, os profissionais de saúde na sua prática diária otimizem os cuidados de saúde prestados e a terapêutica do utente, evitando assim o desperdício numa ótica da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, tendo no entanto, sempre subjacente a Qualidade dos Cuidados de Saúde Prestados.

Concorrendo para a premissa anterior e fundamentando-nos na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar 2016-2025 (DGS) e no Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030, da Organização Mundial de Saúde (OMS), cinquenta Pessoas Idosas participaram num programa de atividade física estruturado e supervisionado, enriquecido com música ao vivo ao som do acordeão e cantares tradicionais, enquanto seis Pessoas Idosas beneficiaram da reconciliação terapêutica com consequente elaboração de um plano individual de cuidados.

Reforçamos antecipadamente, a importância que a prática de atividade física e uma correta gestão do regime terapêutico detém sob o prisma da melhor gestão das doenças crónicas e da promoção da qualidade de vida.
Foi uma colossal honra, ter contado com a Vossa Presença, agradecendo a constante e profícua cooperação que Todos(as) demonstraram.

Em conjunto aumentámos o nível de literacia em saúde, incrementando o prestígio do Concelho de Castelo Branco e do Serviço Nacional de Saúde.

Jornal Reconquista