Literacia em Saúde no Centro Social Padres Redentoristas

Na execução do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) no ano letivo de 2018/2019, cumprimos as orientações estratégicas emanadas pela Direção Geral da Saúde (DGS) entidade a quem compete orientar tecnicamente o PNSE, no sentido da obtenção de mais saúde para toda a comunidade escolar, assente numa abordagem programática e com base em settings.
A Saúde Escolar é o referencial do sistema de saúde para o processo de promoção da saúde na escola, que desenvolve competências na comunidade educativa permitindo-lhe melhorar o seu nível de bem-estar físico, mental e social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.
Na implementação do PNSE nos estabelecimentos de ensino do concelho de Castelo Branco a UCCCB assume um papel ativo na gestão dos determinantes da saúde da comunidade educativa, sendo a interface com o sistema educativo.
Atualmente podemos afirmar que a UCCCB se encontra numa posição ideal enquanto elemento facilitador, para promover e manter a saúde na comunidade educativa assim como na comunidade envolvente.
Anexamos as apresentações das ações de educação para a saúde (AES) «Primeiros socorros» e «Cuidados a ter com a exposição solar», que tiveram como destinatários os alunos do 1 º ciclo de escolaridade que frequentam as atividades dos tempos livres (ATL) do Centro Social Padres Redentoristas.
Objetivos gerais das AES:
* Promover e proteger a saúde e prevenir a doença na comunidade educativa;
* Promover um ambiente escolar seguro e saudável.

Primeiros socorros
Certificado da ação dos primeiros socorros
Certificado da ação dos primeiros socorros (1)
Cuidados a ter com a exposição solar

Direção Geral da Saúde