Projeto “Os Super Saudáveis”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define literacia em saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde (WHO, 1998): é a capacidade para tomar decisões em saúde fundamentadas, no decurso da vida do dia a dia – em casa, na comunidade, no local de trabalho, na utilização do sistema de saúde e no contexto político. Possibilita o aumento do controlo das pessoas sobre a sua saúde, aumentando a sua capacidade para procurar informação e para assumir responsabilidades.

A LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO através da seu site na internet vai ao encontro do preconizado pela OMS, colocando as Escolas e os Professores como veículos fundamentais para a aquisição/adoção de competências básicas em saúde que facilitam a adopção de comportamentos protetores da saúde e de prevenção da doença.

Liga Portuguesa Contra o Cancro

Divulgação autorizada pela Responsável da Unidade de Educação para a Saúde, da Liga Portuguesa Contra o Cancro do Núcleo Regional do Centro