Rastreio de Saúde Visual Infantil integrado nas Comemorações do Sexto Aniversário da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco

Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.

José Saramago

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB) pertencente à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE (ULSCB) comemorou o seu sexto aniversário no dia 3 de fevereiro de 2020, dando início em primeira mão, ao Rastreio de Saúde Visual Infantil (RSVI) a realizar nas suas instalações localizadas no Centro de Saúde de S.Tiago, em Castelo Branco.

Este programa sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, foi inicialmente desenvolvido em modelo piloto na região Norte, e, devido aos resultados positivos o Ministério da Saúde decidiu alargar a todas as regiões de saúde do país, chegando agora ao interior do país.

Sendo o Rastreio de Saúde Visual Infantil sistemático e de base populacional, tem por objetivo identificar todas as crianças com alterações oftalmológicas capazes de provocar ambliopia. Serão rastreadas todas as crianças inscritas nas unidades de saúde dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da ULSCB,EPE no semestre em que completam dois anos de idade. À UCCCB cabe a responsabilidade da execução do RSVI nos Concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.

Procedimentos:

  1. Serão convidadas por carta, todas as crianças que façam 2 anos durante o ano de 2020, inscritas nas Unidades Funcionais dos Cuidados de Saúde Primários dos Concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, com exceção das crianças já acompanhadas em consulta hospitalar de oftalmologia.
  2. A execução do programa de rastreio consubstancia na realização de um exame que assenta numa tecnologia inovadora e inócua de foto-rastreio, utilizando um equipamento especifico, o auto – refratómetro. A imagem e os dados são transmitidos para o aplicativo informático de suporte aos rastreios, e enviados automaticamente de forma telemática em formato pdf, para os centros de leitura sediados nos serviços de oftalmologia hospitalares, onde são lidos por oftalmologista.
  3. Os resultados do rastreio são comunicados à equipa da UCCCB, aos pais/ encarregados de educação da criança e ao médico de família. As crianças sem alterações no rastreio não necessitam de observação oftalmológica, sendo posteriormente convidadas a repetir o exame aos quatro anos. As crianças que apresentem alterações no rastreio são encaminhadas para uma consulta hospitalar de oftalmologia, devendo a consulta ser agendada no prazo máximo de 60 dias.

Ver, é muito importante para o desenvolvimento da criança. 80% das causas de deficiência visual são evitáveis ou tratáveis.

Direção Geral da Saúde

Pelo Bem da Saúde, aceite o convite do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para realizar o Rastreio de Saúde Visual Infantil.

Jornal Reconquista
SIC Notícias
RTP 1 Portugal em Direto