Não maltrate. Abrace!

Calvin and Hobbes by Bill Watterson

 

“Muitos dos que convivem diariamente com a violência assumem-na como uma parte intrínseca da condição humana. Não tem de ser assim. A violência pode ser evitada. As culturas violentas podem ser mudadas. Os governos, as comunidades e os indivíduos podem fazer a diferença”. Nelson Mandela In Prefácio do Relatório Mundial sobre Violência e Saúde (OMS, 2002)

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, no Estado da Virgínia nos Estados Unidos da América, quando Bonnie W.Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro, com o intuito de fazer com que as pessoas se questionassem. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se mostraram interessados, foi trágica. Referiam-se aos maus tratos induzidos à sua neta. No passado esta avó, já tinha perdido também um neto de forma brutal, vítima de maus tratos na infância.

E porquê a cor azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante, para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

“O fenómeno da Violência tem vindo a ganhar visibilidade ao longo dos anos, a nível nacional e internacional, enquanto grave violação dos direitos humanos e problema de Saúde Pública, com forte impacte nas populações e elevados custos associados, atingindo dimensões pandémicas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde”. (Direção Geral da Saúde, 2014)

Mero embora Portugal esteja em estado de emergência devido à pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19), não  podemos ficar indiferentes no que concerne às iniciativas generalizadas que se realizam durante o mês de Abril – “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”.

Integrada nessas iniciativas, optámos por desenvolver a 7ª Campanha do Laço Azul com o lema “NÃO MALTRATE. ABRACE!”, recorrendo a meios digitais, no intuito de reforçar a consciencialização da comunidade  e da relevância que tem o seu papel na prevenção dos maus tratos na infância.

Estamos cientes que a pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19) vai cessar, enquanto os maus tratos na infância se vão perpetuar, se a comunidade não estiver unida ao redor desta causa tão importante.
Para o envolvimento na 7ª Campanha do Laço Azul, foi imprescindível a reorganização da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB) e dos cuidados de saúde prestados,  garantindo sempre a relação de proximidade entre os colaboradores, o utente, família e comunidade.

Criamos neste site, no separador-Contactos, um espaço privilegiado onde o utente pode colocar opiniões, dúvidas e sinalizar situações de maus tratos na infância. Garantimos o compromisso de responder em tempo útil.

A UCCCB vai continuar a desempenhar um papel importante no combate à violência infantil, seja numa perspetiva de suporte aos cuidados de saúde ou seja na perspetiva de reforço da capacidade de comunicação entre todos os intervenientes.

 

Adesão do Centro Social Padres Redentoristas à Campanha de Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Foto da notícia da autoria de Pereira, J. (2020), aluno do 3ºano de escolaridade – Turma A, do Centro Social Padres Redentoristas em Castelo Branco.