A Saúde Veio ao Meu Bairro – Integração das Comunidades Ciganas

A “Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas”, criada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 25/2013, de 17 de Abril, recomenda que as Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), assegurem a colaboração neste domínio.

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), abraçou a causa comprometendo-se na execução de um conjunto de medidas respeitantes às prioridades estabelecidas no diploma, no que concerne à população residente no Concelho de Castelo Branco.

Em parceria com a Associação Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento e os dois Mediadores Municipais e Interculturais pertencentes à Comunidade Cigana do Concelho de Castelo Branco, colaboradores da  UCCCB realizaram no dia 8 de julho de 2020 ações de educação para a saúde  no “ Bairro dos Viveiros” em Castelo Branco, sobre:
* Medidas de prevenção da COVID-19;
* Alimentação saudável;
* Higiene Oral;
*Monitorização de Sinais Vitais.

Hoje, dia 22 de julho de 2020 repetimos as ações de educação para a saúde junto das Comunidades Ciganas residentes no “Bairro da Sapateira” em Castelo Branco. Contámos com o apoio dos Voluntários da Cáritas e da Cruz Vermelha Portuguesa na questão da logística.

Iremos dar continuidade ao projeto a partir de setembro de 2020, às populações residentes no “Bairro Portas do Sol” e no “Bairro de S.Tiago”.

Estas intervenções permitem à UCCCB reforçar as relações com a Comunidade, com as Entidades Parceiras, e em simultâneo dar continuidade às prioridades estabelecidas no “Eixo da Saúde da Estratégia Nacional”: nº37 (Promover ações de formação/informação sobre educação para a saúde) e nº40 (Criar e /ou aprofundar as relações de proximidade entre os serviços de saúde e as comunidades ciganas, estabelecendo pontes e dinamizando parcerias).

 

Foto: “Bairro dos Viveiros”

 

 

 


Foto de destaque da notícia: ” Bairro da Sapateira”