VACINAÇÃO COVID-19

O Plano de Vacinação Covid-19 foi apresentado no dia 3 de Dezembro de 2020 pela equipa coordenadora que o desenhou, pela Ministra da Saúde e pelo Primeiro-Ministro. O Governo e a task-force criada para a elaboração do documento definiram os grupos prioritários a quem a vacina deve ser administrada, estabeleceram as fases de vacinação, conceberam a logística de todo o processo e encarregaram-se de garantir a sua segurança.

www.sns.gov.pt

Toda a população Portuguesa poderá ser vacinada, desde que seja elegível, de acordo com as indicações clínicas aprovadas para cada vacina na União Europeia. Contudo, foram definidos grupos prioritários, por estarem mais vulneráveis à COVID-19.

O plano de vacinação não é estático, pode sofrer alterações em função da evolução do conhecimento científico e das  indicações e contraindicações que venham a ser aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos.

O processo de vacinação irá decorrer ao longo do ano de 2021.

Na atualidade, só é possível o utente efetuar agendamento para a Vacina COVID 19 se tiver 65 ou mais anos, e ainda não tiver sido vacinado, recorrendo ao primeiro link apresentado em baixo.
Para outros grupos etários, será contactado pelo Serviço Nacional de Saúde.
Agradecemos que aguarde e não contacte o SNS 24 por este motivo. Espere até ser contactado.
A sua equipa de saúde familiar (Centro de Saúde) poderá informá-lo sobre a fase em que será vacinado.

Para mais informação, não hesite em consultar:

Vacina Covid 19 / Pedido de agendamento
SNS
ESTAMOS ON
DGS
DGS-Norma nº 2 de 30 de janeiro de 2021
DGS- Orientação nº 3 de 2 de março de 2021
Site DGS