1º Lugar a Nível Nacional │Índice Desempenho Global │BI-CSP│SNS pertence à UCC Castelo Branco pelo V mês consecutivo ( março, abril, maio, junho e julho de 2021)

Artigo de opinião │16 de maio de 2021
Maria Odete Ribeiro Coelho Vicente
Coordenador da UCC Castelo Branco

“ A dream you dream alone is only a dream. A dream you dream together is reality.” Lennon, J.

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, doravante designada UCC Castelo Branco ( prevista no Decreto-Lei n.º 28/2008 – Diário da República n.º 38/2008, Série I de 2008-02-22 no seu Capítulo II –  Artigo 7.º – alínea c), é uma Unidade Funcional dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), pertencente ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A UCC Castelo Branco viu o seu Plano de Ação homologado pela Administração Regional de Saúde do Centro a 8 de agosto de 2013, no entanto só foi autorizada pelo CA da ULSCB a  iniciar  atividade a 3 de fevereiro de 2014, mantendo-se o prenúncio de falta injustificada a todos os seus colaboradores, facto que não veio a verificar-se por indicação da Tutela.

Foi-nos indicado, um gabinete no Centro de Saúde de S.Tiago em Castelo Branco, que funcionava como sala de arrumação de material danificado e para abate.

Mãos à obra: limpámos, arrumámos, reutilizámos mobiliário e equipamento informático, na sua maioria financiado pelos colaboradores.
Nesse mesmo dia, iniciamos a prestação de cuidados de saúde aos nossos utentes, em prol de um mesmo objetivo: Prestar Cuidados de Qualidade, aos Utentes, Famílias e Comunidade do Concelho de Castelo Branco.
Para efetuarmos  a monitorização: da tensão arterial e frequência cardíaca, da saturação de oxigénio, da glicemia capilar, da coagulação do sangue, tínhamos aos nosso dispor os equipamentos cedidos pelos colaboradores ou pelos seus familiares. Facto que ainda hoje se mantém em relação a alguns equipamentos.

Passados três anos do início de atividade, foram efetuadas obras de recuperação no Centro de Saúde de S.Tiago em Castelo Branco, onde a UCC Castelo Branco está sediada. Só a UCSP S.Tiago Saúde foi contemplada.
Nos gabinetes da UCC Castelo Branco onde dos ralos colocados no chão transborda água suja; e o pavimento de corticite em estado muito degradado permanece o original desde 1990, afetando a saúde dos utentes e dos colaboradores; onde só existe um lavatório,  em que as águas são drenadas diretamente para o exterior, sem nunca terem sido ligadas ao sistema de drenagem público de águas residuais, não careceram até à data de obras de beneficiação.

Quando em dezembro de 2017 foi apresentada pelo Ministério da Saúde, a plataforma eletrónica nacional BI-CSP, em que todas as UCC passavam a ter acesso, tal como as USF e UCSP, representando um avanço em termos da visibilidade, transparência e caracterização do desempenho das unidades funcionais (UF) dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), bem como a contribuição de cada unidade funcional para o seu Agrupamento de Centros de Saúde, entendemos que tinha chegado o nosso momento.
Prestávamos cuidados de saúde de Qualidade, efetuávamos  os registos de forma correta nos aplicativos informáticos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, no entanto, os meses passavam e o Índice Desempenho Global (IDG) da UCC Castelo Branco mantinha-se nos níveis mais baixos das UF dos CSP da ULSCB. Centenas de emails foram enviados/recebidos aos/dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, quando a 7 de agosto de 2018, recebemos a resposta que já suspeitávamos:

Verificámos que no CS Castelo Branco existe uma unidade SAPE com o código 20551 que corresponde a um local do CS BEJA. Existem contactos no estado agendado associados a esta unidade. Para resolver este problema, solicitamos que nos indiquem se podemos transferir os registos efetuados na unidade UCCCB (20551) para a unidade UCC Castelo Branco (50251) e, posteriormente, eliminar a unidade errada. Obrigada.

Os dados da UCC Castelo Branco migravam para outra UF. Depois de ser reposta a verdade informática, desde  novembro de 2018 até à data, a Nossa Unidade ocupa o 1º lugar no IDG entre as UF dos CSP da ULSCB.
Quando nos últimos dias do mês de abril de 2021, foram publicados no BI-CSP os valores do IDG relativos a março do mesmo ano, vimos de forma sublime espelhado o esforço do nosso trabalho, onde se pode observar que em 1180 Unidades Funcionais dos Cuidados de Saúde Primários a nível Nacional, a UCC Castelo Branco detém o 1º Lugar no ranking com 98,40.

Mero embora todos os constrangimentos, os colaboradores da UCC Castelo Branco com empatia, em sintonia, e com grande espírito de dedicação e resiliência, têm pautado a sua conduta com sinergia catalisadora e unificadora  enquanto essência  baseada em princípios de cooperação.
A relação estabelecida entre as partes (colaboradores) é, por si, também uma parte mais forte, porque valorizamos as diferenças, investimos nos pontos fortes e compensamos os menos fortes. Facto que me permite afirmar que « o todo é maior do que a soma das partes».

Desde o início de atividade, efetuamos um sinuoso mas Grande Percurso, como já descrevi de forma sumária, continuando até ao dia de hoje, a cumprir escrupulosamente as normas/orientações emanadas pelas entidades do Ministério da Saúde com competência sobre a matéria.
Valemo-nos do profissionalismo, competência e dedicação de todos, que em partilha e colaboração com as instituições/entidades  do Concelho de Castelo Branco, com as quais durante estes sete anos estabelecemos parcerias informais sólidas e saudáveis, e, sempre a trabalhar em equipa multidisciplinar, com planeamento corroborado por todos os intervenientes para alcançar aquele desiderato e, com o cunho de um trabalho de proximidade em prol da comunidade, mobilizamos sinergias, facultando aos utentes, enquanto elemento central da prestação de cuidados, as ferramentas necessárias para uma escolha livre e esclarecida na adoção de estilos de vida saudáveis e melhoria da qualidade de vida.

Todos os Colaboradores da UCC Castelo Branco, as Nossas Famílias e Amigos que nos apoiam de forma incondicional, os Utentes, as Famílias, a Comunidade, e os nossos Parceiros Comunitários, estamos Todos de Parabéns, porque  em conjunto aumentamos o nível de literacia em saúde, incrementando o prestígio do Concelho de Castelo Branco e do Serviço Nacional de Saúde.

Hoje, dia 19 de maio de 2021 a UCC Castelo Branco foi agraciada com pequenas obras de requalificação (a drenagem das águas provenientes do lavatório deixaram de ser eliminadas diretamente para a calçada exterior, e estão agora ligadas ao sistema de drenagem público de águas residuais. O meu Agradecimento aos Colaboradores do Serviço de Instalações e Equipamentos da ULSCB.

 

Fonte da imagem de destaque da notícia : Portal do SNS – BI-CSP  https://bicsp.min-saude.pt/…/idgaces/Paginas/default.aspx, referente a março de 2021, últimos dados publicados à data desta publicação.