VIII Aniversário da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco

Loucura, é fazermos as coisas da mesma maneira e esperar resultados diferentes. (Autor desconhecido) in: Nota final do Relatório Final  Dezembro 2015 – Outubro 2019 da Coordenação Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde – Área dos Cuidados de Saúde Primários

 

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB) sediada no Centro de Saúde de S.Tiago em Castelo Branco, comemora hoje, dia 3 de fevereiro de 2022 o seu oitavo aniversário. Tal acontecimento só é possível devido ao enorme empenho, proatividade e resiliência de todos os colaboradores.

Estamos cientes que, neste percurso de crescimento estivemos sempre apoiados, pelas nossas famílias, pelos utentes, pelos amigos e pelos inúmeros parceiros da sociedade civil que fomos cativando.

Em oposição ao sucedido nos aniversários anteriores à declaração da pandemia SARS-CoV-2, este ano foi  comemorado com os utentes e a comunidade da nossa área de abrangência mas, em proximidade segura, em detrimento das comemorações dos aniversários anteriores à pandemia em que efetuamos intervenções  na comunidade envolvendo um elevado número de utentes.

 

Foto: Comemoração do quinto aniversário no Centro Social Paroquial de Almaceda.

 

Face à evolução da pandemia em Portugal, no âmbito da infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2),  mantivemos sempre as boas práticas na prestação de cuidados de saúde, cumprindo as precauções no âmbito da prevenção e controlo de infeção no Sistema de Saúde, dando cumprimento à Norma número 7 da Direção Geral da Saúde datada de 29 de março de 2020 │Prevenção e Controlo de Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19): Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

 

Foto: Prestação de cuidados de saúde  no domicílio a utente com infeção por SARS-CoV-2 (COVID19)

 

Atendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional declarada pela Organização Mundial de Saúde, para a infeção por SARS-CoV-2 , na UCC Castelo Branco importou garantir as condições para a prevenção e tratamento  dos utentes  positivos com sintomas ligeiros, contactos de alto risco e pessoas sintomáticas com suspeita de infeção por SARS-CoV-2, no seu domicílio.

No entanto, mesmo focados na Covid-19,  nunca perdemos o enfoque na prestação de cuidados aos utentes portadores de doenças crónicas , porque a cada ano que passa, as doenças crónicas não transmissíveis  são responsáveis por mais de dois terços das mortes no mundo.

(…) O grande desafio tem a ver com o envelhecimento, pois dá origem àquilo que hoje se chama morbilidade múltipla, ou seja, são pessoas que não têm uma situação preocupante, têm duas, três, quatro. São situações de evolução prolongada que obrigam à utilização extensa dos cuidados de saúde, com grande frequência. Esse desafio exige a integração de cuidados, não fragmentação. E integração de cuidados significa que o que interessa não são as organizações, não são os hospitais, os cuidados de saúde primários, os continuados, a saúde pública, o que interessa é o percurso das pessoas.(…)
Os dados oficiais mostram que em 2020 foram feitas menos 6,5 milhões de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (…). Isto faz com que tenhamos doentes à espera e doentes que não estão identificados. (…) Ou seja, a porta principal de acesso ao SNS, os cuidados primários, esteve mais ao menos entreaberta (…).

Constantino Sakellarides in “O sistema de saúde tem o mesmo modelo de governação há 40 anos” https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/o-sistema-de-saude-tem-o-mesmo-modelo-de-governacao-ha-40-anos-14417665.html

A UCC Castelo Branco │Unidade Funcional dos Cuidados de Saúde Primários, afirma orgulhosamente que aumentou o número de consultas presenciais e não presenciais nos anos de 2020 e 2021, o que lhe permitiu alcançar uma posição de relevo no ranking a Nível Nacional │Índice Desempenho Global │BI-CSP│SNS.

 

Foto: Prestação de cuidados de saúde│reabilitação a utente no seu domicílio.

 

Especialistas a nível mundial  discutem o impacto que as doenças crónicas têm  no sistema de saúde e o que pode ser feito para criar um ambiente mais efetivo à sua prevenção. Definem desafios para o seu combate oferecendo saídas pragmáticas, onde a educação para a saúde (EpS) ocupa um local de relevo.

Assumindo que a literacia em saúde traduz a capacidade de usar as competências de aceder, compreender e avaliar a informação em saúde, aplicando‐as no dia‐a‐dia para a tomada de decisão em diferentes contextos, tendo em conta as escolhas possíveis, empoderar os utentes│comunidade  elevando o seu nível de literacia pode intensificar o envolvimento das pessoas na sua gestão de saúde│processo de doença.

O investimento em literacia em saúde requer abordagens compreensivas, incluindo a utilização de uma linguagem clara que torne acessível a mensagem a todos, concedendo ao utente uma maior capacidade para lidar com a doença e para a utilização dos serviços de saúde de forma adequada.

 

Foto: A “Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas”, criada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 25/2013, de 17 de Abril, recomenda que as Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), assegurem a colaboração neste domínio. A Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB) em parceria com a Associação Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento no Projeto Mediadores Municipais e Interculturais no Concelho de Castelo Branco abraçou a causa executando um conjunto de medidas respeitantes às prioridades estabelecidas no diploma, no que concerne à população residente no Concelho de Castelo Branco, beneficiária do Rendimento Social de Inserção.

 

Foto: Implementação do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) em parceria com a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti – Pobreza no projecto “Crescer na Cidadania”, visando a obtenção de mais saúde para toda a comunidade escolar, assente numa abordagem pragmática e com base em settings.

 

Foto: Intervenções na comunidade em  parceria com o projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social  4ª Geração │Biblioteca Itinerante.

 

Porque acreditamos que os cuidados de saúde devem ir de encontro às necessidades da população,

podemos afirmar que, a nossa prestação de cuidados de saúde

em parceria, é essencial para o bem estar da Comunidade do Concelho de Castelo Branco.

 

 

 

Bem Hajam a Todos(as) que contribuíram para transformar um sonho em realidade.