Dia Mundial da Saúde 2022: O nosso planeta, a nossa saúde ( Our planet, our health)

https://www.euro.who.int/en/home

O Dia Mundial da Saúde assinala-se anualmente no dia 7 de abril. Esta data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é celebrada desde 1950.
O objetivo deste dia é sensibilizar e educar para a importância dos cuidados de saúde e promover a aquisição de estilos de vida saudáveis.

A nossa saúde e a saúde do nosso planeta estão inextricavelmente ligadas, e, a necessidade de nos focarmos na criação de sociedades saudáveis ​​num planeta saudável,  está a tornar-se cada vez mais notório.

O tema do Dia Mundial da Saúde de 2022 centra-se nesta ligação, entre a saúde do nosso planeta e a saúde dos seres humanos, animais, plantas, em suma todas as criaturas vivas.
Em linha com a abordagem One Health que enfatiza a interdependência da saúde animal, humana e ambiental, a campanha da Organização Mundial da Saúde | Europa deste ano, promove mensagens e atividades que mostram como as escolhas individuais e os comportamentos sociais afetam o nosso meio ambiente.

Embora os humanos contribuam para a degradação ambiental com padrões comportamentais insustentáveis, podemos e também devemos ser parte da solução, quando se trata de enfrentar a maior ameaça à saúde que a humanidade enfrenta |a crise climática.

Tudo está interligado: os problemas, as soluções e nós

Temperaturas crescentes, inundações e chuvas extremas, são formas pelas quais as mudanças climáticas estão afetando a vida de milhões de pessoas na Região Europeia da OMS. Em simultâneo, outras ameaças à saúde causadas pelo homem, como por exemplo: a poluição do ar, a degradação do ecossistema e a produção e consumo de tabaco, estão exacerbando os danos ao nosso planeta.
Estes temas serão abordados em simultâneo com as iniciativas que serão implementadas nos vários locais.

A OMS | Europa solicita a todos para ( re) imaginarem  um mundo onde: ar limpo, água potável e alimentos estejam disponíveis para todos; onde as economias estejam focadas na saúde humana e no bem estar planetário, e que, nas cidades, vilas e comunidades sejam criadas condições para que as pessoas tenham uma vida melhor. Adaptado de https://www.euro.who.int/en/media-centre/events/events/2022/04/world-health-day-2022/about-world-health-day-2022)

 

É necessário tomar medidas urgentes, no sentido de manter os seres humanos e o planeta saudáveis, incentivando um movimento para criar sociedades centradas no bem estar. Adaptado de https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-saude)

Todos temos o dever de proteger o nosso planeta e a nossa saúde.

– Partilhe a sua história: o nosso planeta, a nossa saúde.
– Erga a sua voz e exija ações climáticas para proteger a sua saúde.
– Haja e inspire os outros. Adira ao plano de cinco pontos da OMS:
1- Pelo menos uma vez por semana desloque-se a pé ou de bicicleta quando vai para o trabalho. Opte por utilizar transportes públicos.
2- Mude para um fornecedor de energia renovável; não aqueça as divisões acima de 21,5°C; desligue a luz quando não estiver no quarto/outra divisão.
3- Compre produtos frescos aos produtores locais e evite alimentos e bebidas altamente processados.
4- O tabaco é um assassino e um poluidor. Pare de consumir tabaco.
5- Utilize menos plástico; use sacos recicláveis. Adaptado de https://www.who.int/campaigns/world-health-day/2022/recommended-actions-to-protect-our-planet-our-health

Our planet, our health
 
Num planeamento corroborado por todos os intervenientes neste desiderato: Colaboradores da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco e da IPSS | Lar e Centro de Dia de São Silvestre em Escalos de Baixo, com o cunho de um trabalho de proximidade em prol da comunidade, mobilizaram sinergias e, no dia 7 de abril de 2022 efetuaram ações de promoção da literacia em saúde a 98 utentes, facultando-lhes  enquanto elemento central da prestação de cuidados, as ferramentas necessárias para uma escolha livre e esclarecida para a adoção de estilos de vida saudáveis.