29 de outubro | Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O AVC acontece quando há um bloqueio ou uma rutura dos vasos que levam o sangue ao cérebro, provocando assim a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Pode ocorrer em menor intensidade, sem deixar sequelas ou mais grave, podendo levar à morte ou deixar o paciente em estado de absoluta dependência.
Fonte: DIA MUNDIAL DO AVC. PREVENIR É FUNDAMENTAL!. Escola Superior Saúde Santa Maria, 2022. Disponível em: https://www.santamariasaude.pt/dia-mundial-do-avc-prevenir-e-fundamental/. Acesso em: 29 de outubro de 2022.A Doença Vascular Cerebral, mais conhecida por Acidente Vascular Cerebral (AVC), constitui uma importante causa de morte e de deficiência em Portugal, sendo por isso, fundamental a sua prevenção através da adoção de estilos de vida saudável e da educação para a saúde.
Neste âmbito, é crucial que a população conheça não só os fatores de risco para este tipo de acidente (hipertensão arterial, doenças cardíacas, colesterol elevado, hábitos tabágicos, diabetes, sedentarismo, etc…), como também os principais sinais e sintomas do AVC (formigueiro da cara ou de um membro, dificuldade em falar, falta de força num braço ou numa perna, dificuldade em engolir, boca «ao lado», alteração da visão, alteração da memória) para que possa atuar o mais rápido possível, contactando o 112.
Fonte: Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) – 29 Outubro. Ordem dos Enfermeiros, 2022. Disponível em: https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo-de-p%C3%A1ginas-antigas/dia-mundial-do-acidente-vascular-cerebral-avc-29-outubro/. Acesso em: 29 de outubro de 2022.A cada hora que passa, três portugueses sofrem um AVC, sendo esta patologia considerada a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.
“Para dar uma ideia da grandeza, o nosso cérebro tem aproximadamente 84 mil milhões de neurónios. Quando se instala o AVC, a cada minuto que passa sem tratamento, morrem 1,9 milhões desses neurónios”, explica Liliana Pereira, embaixadora da SPAVC para esta data. E acrescenta: “Os neurónios deixam de receber o oxigénio e nutrientes de que necessitam para sobreviver, sofrem dano, que pode ser transitório se, com o tratamento adequado, for restabelecida a circulação atempadamente; ou irreversível, levando às sequelas do AVC, que são tanto físicas, como psicológicas e cognitivas”.
Fonte: “Tempo Precioso” é o lema da SPAVC a propósito do Dia Mundial do AVC . Jornal Medico, 2022. Disponível em:https://www.jornalmedico.pt/atualidade/42692-tempo-precioso-e-o-lema-da-spavc-a-proposito-do-dia-mundial-do-avc.html. Acesso em: 29 de outubro de 2022.
Em Portugal, o direito à proteção da saúde constitui, desde 1976, um direito fundamental constitucionalmente consagrado no âmbito dos direitos e deveres sociais. A nova Lei de Bases da Saúde assumiu o propósito de clarificar o papel e a relação entre os vários atores do sistema de saúde, reafirmando a centralidade do SNS, pautado pelos princípios da universalidade, generalidade, tendencial gratuitidade e dotado de estatuto próprio.
Artigo 7.º
Níveis de cuidados
1 — Os níveis de cuidados em que o SNS se organiza são os seguintes:
a) Cuidados de saúde primários, que representam o primeiro nível de contacto dos indivíduos, da família e da comunidade com os cuidados de saúde e que constituem uma resposta de proximidade e continuidade no processo assistencial; (…)
(Decreto-Lei nº 52/2022, 2022)
É de ressalvar que é aos Cuidados de Saúde Primários (CSP) enquanto ator fundamental no sistema de saúde, a quem está incumbida a responsabilidade da Promoção da Saúde e Prevenção da Doença.
A Unidade Funcional dos CSP – Unidade de Cuidados na Comunidade criada pelo despacho nº 10143/2009 de 16 de abril, por assegurar respostas integradas, articuladas, diferenciadas e de grande proximidade às necessidades em cuidados de saúde da população onde está inserida, criando parceria com estruturas da comunidade local (autarquia, segurança social, instituições privadas de solidariedade social, associações e outras), detém posição privilegiada na educação para a saúde.
Artigo 3.º
Missão e atribuições
1- A UCC tem por missão contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da sua área geográfica de intervenção, visando a obtenção de ganhos em saúde (…)
2 – A UCC presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, (..) e actua, ainda, na educação para a saúde (…)
( Despacho nº 10143/2009, 2009)
Desde fevereiro de 2014 que a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco assumiu cuidar da comunidade do Concelho de Castelo Branco ( sua área de abrangência) visando a obtenção de ganhos em saúde.
Na continuação desse desiderato e em parceria com o Desportivo de Castelo Branco incrementaram a pertinência da educação para a saúde, da prática da atividade física, da monitorização dos sinais vitais, tendo como destinatários cidadãos dos 5 aos 70 anos, pretendendo empoderar a comunidade para a aquisição de estilos de vida saudáveis.
Medidas Preventivas | Adoção de Estilos de Vida Saudável para diminuir o risco de sofrer um AVC:
- Mantenha uma dieta variada e equilibrada, com redução do sal, das gorduras totais e saturadas e rica em fibras, frutas, vegetais e legumes;
- Pare de fumar e evite os ambientes de fumadores;
- Evite o stress;
- Mantenha atividade física regular, contrariando o sedentarismo;
- Controle o peso corporal, índice de massa corporal e perímetro abdominal ;
- Evite a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Beba com moderação;
- Atenção aos níveis do colesterol e das “gorduras” do sangue e os valores da glicémia;
- Tome a medicação prescrita pelo médico de forma assertiva;
- Faça exames de rotina e esteja atento aos sinais de alerta, pode fazer a diferença entre a recuperação e a incapacidade;
- Frequente as consultas na Equipa de Saúde Familiar nos CSP;
- Vigie regularmente a sua pressão arterial. Mantenha um controlo efetivo da pressão arterial: a pressão sistólica (máxima) deve ser < 140 mm Hg e a pressão diastólica (mínima) < 90 mm Hg. Estes valores estão associados a um menor risco de AVC e de eventos cardiovasculares.
No entanto, a comunidade deve ser conhecedora dos primeiros sintomas de um AVC.
Deve suspeitar de um AVC se (mnemónica 3 F):
- tiver falta de Força num braço ou numa perna;
- notar um desvio da Face ( boca ao lado);
- tiver dificuldade em Falar.
Se suspeitar de um AVC, ligue imediatamente para o 112, porque quanto mais cedo agir, maior é a probabilidade de recuperação.
Ao ligar 112 é ativado automaticamente a Via Verde do AVC, que proporciona:
- maior rapidez na assistência;
- encaminhamento e tratamento resultando em ganhos para a sua saúde.
A RAPIDEZ PODE SALVAR UMA VIDA!