Educação para a Saúde (EpS) sobre Pediculose (Pediculus humanus capitis) │Saúde Escolar

A pediculose ( infestação por piolhos) é uma das parasitoses mais frequentes no ser humano, e é causada pelo Pediculus humanus capitis, vulgarmente conhecido por piolho.

Os piolhos são pequenos insetos sem asas, que vivem no couro cabeludo e no cabelo das pessoas, sobretudo nas crianças. Completam o seu ciclo de vida no seu único hospedeiro │as pessoas│ alimentam-se de sangue, de resíduos sebáceos e/ou da epiderme. Fora do hospedeiro, o piolho sobrevive durante pouco tempo.

Só as pessoas são infestadas pelo Pediculus humanus capitis. Os animais também podem ter piolhos, mas estes são de outras espécies e, não se transmitem às pessoas.

Em cada picada, os piolhos injetam um anestésico através da sua saliva, motivo pelo qual não se tem dor. No entanto na composição da saliva existem substâncias alergizantes que causam prurido que podem originar pequenas feridas.

Os piolhos vivem cerca de 30 dias. Reproduzem-se através de ovos (vulgarmente conhecidas por lêndeas) que eclodem de 7 a 10 dias, têm cor branca pérola e brilhante, e normalmente ficam muito agarradas aos cabelos.

A Pediculose é uma infestação muito comum e, pode ser transmitida por contacto direto com o cabelo de pessoas infestadas ou através do contacto direto com objetos ou materiais infestados.

É fundamental realizar o tratamento o mais precocemente possível e, efetuar o rastreio de contactos de forma a evitar a propagação do contágio e, a ocorrência de surtos em jardins de infância, creches, escolas ou local de trabalho.

EpS-Pediculose-Pediculus-humanus-capitis-JI-Alcains-Pais-e-Encarregados-de-educacao_NoCopy-2

SNS 24

Fonte das imagens: http://metis.med.up.pt/index.php/Piolhos_da_cabe%C3%A7a_%28pediculose%29