DESPORTO ESCOLAR │CORTA MATO│DISTRITO CASTELO BRANCO │2024

Os estilos de vida são um conjunto de hábitos e comportamentos de resposta às situações do dia-a-dia, apreendidos através do processo de socialização e constantemente reinterpretados e testados, ao longo do ciclo de vida. (Programa Nacional de Saúde Escolar, 2015).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que as crianças e adolescentes devem realizar pelo menos sessenta minutos diários de atividade física de intensidade moderada a vigorosa ao longo da semana e que, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbia. É ainda recomendada a inclusão, em pelo menos três dias da semana, de atividades que fortalecem os músculos e os ossos (WHO, 2020).

Com atividades regulares na generalidade das escolas do país e numa ampla gama de modalidades, o Desporto Escolar tem constituído um viveiro de experiências, valores e aprendizagens para muitos milhares de jovens, em sucessivas gerações.
É, pois, inegável o seu contributo para uma sociedade em que, cada vez mais, a Educação e o Desporto se afirmam, na sua relação íntima, enquanto promotores de saúde, bem-estar e coesão social. A igualdade, a inclusão, o respeito pela diversidade, a integridade, a disciplina, a excelência, a amizade ou a tolerância, são alguns dos valores que o Desporto Escolar promove e que contribuem para uma sociedade mais forte, mais resiliente e mais tolerante.
Preservando este que tem sido o seu ADN e beneficiando da experiência acumulada, o Desporto Escolar projeta-se agora para o quadriénio de 2021-2025, com mais recursos e uma estratégia de maior alcance, definindo uma visão comum a partir da qual cada estabelecimento de educação e ensino poderá desenhar o seu programa, correspondendo às especificidades da sua comunidade.
Assumindo-se como base da pirâmide desportiva, a oferta de atividades será alargada e flexibilizada, procurando que todos os alunos experimentem um leque variado de modalidades no seu percurso escolar, a partir das quais poderão construir uma cultura desportiva mais rica, bem como potenciar escolhas pessoais. Para isso, serão intensificadas as parcerias entre escolas e os agentes locais, segundo princípios de complementaridade e convergência.
Por seu lado, reforça-se a relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos no âmbito das Nações Unidas, aprofundando o papel do Desporto Escolar na promoção da saúde, do ambiente e da coesão social, assim como serão alargadas as atividades do Desporto Escolar a toda a comunidade educativa, nomeadamente às famílias, ao pessoal docente e não docente.
Em suma, a estratégia que aqui apresentamos reflete a firme convicção de que não existe Educação Inclusiva e integral sem atividade física e consciência do corpo, tal como não existe verdadeiro desporto sem uma forte vertente educativa. ( Tiago Brandão Rodrigues │Ministro da Educação In PREFÁCIO do Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025).

Atualmente existe um crescente reconhecimento das parcerias e do trabalho intersectorial nos determinantes sociais e económicos da saúde. Os investimentos em educação e em saúde estarão comprometidos a não ser que a escola seja um lugar saudável para viver, aprender e trabalhar. Evidências demonstram  que a saúde e a educação estão intimamente ligadas entre si e influenciam outros parâmetros. Por seu lado, a educação e saúde são determinantes para aumentar a literacia em saúde, condição facilitadora da tomada de decisão em saúde, pelas crianças e adolescentes.
A nível central entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação tem havido uma relevante colaboração na definição de políticas comuns e na redação de documentos orientadores. Ao nível local, as unidades de saúde (Cuidados de Saúde Primários) têm colaborado com as escolas no diagnóstico, na definição de prioridades de intervenção e no desenho dos projetos de educação para a saúde. Deste modo, e sendo a UCCCB a responsável pela operacionalização do Programa Nacional de Saúde Escolar no Concelho de Castelo Branco,  integra as equipas de promoção e educação para a saúde das escolas intervindo ativamente no processo.
O paradigma de intervenção que a UCCCB preconiza é: saúde, escola e comunidade trabalhando em parceria/rede,  visando a promoção da literacia em saúde, da equidade em saúde e educação, contribuindo  para a melhoria dos indicadores.
Dando continuidade a estas premissas a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB) da ULSCB,EPE, esteve presente no Corta Mato Distrital que se realizou no dia 19 de fevereiro de 2024 na Zona de Lazer de Castelo Branco, e que contou com a participação de seiscentos  alunos oriundos dos Agrupamentos de Escolas do Distrito de Castelo Branco.
Os colaboradores │enfermeiros da UCCCB prestaram cuidados de saúde a cerca de cinquenta alunos que se lesionaram durante as provas. Nenhum aluno foi encaminhado para o Hospital Amato Lusitano.
Este ano, e em parceria com os enfermeiros da UCCCB contámos para a prestação de cuidados de saúde, com três médicos atualmente a realizar a sua Formação Especializada do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar  na USF Beira Saúde.