Literacia em Saúde no Agrupamento Afonso de Paiva

A Saúde Escolar é o referencial do sistema de saúde para o processo de promoção da saúde na escola, que deve desenvolver competências na comunidade educativa que lhe permitam melhorar o seu nível de bem-estar físico, mental e social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.
A investigação vem demonstrando que a maior parte dos problemas de saúde e dos comportamentos de risco, associados ao ambiente e aos estilos de vida, pode ser prevenida ou significativamente reduzida através de um programa de saúde escolar efectivo.
Os colaboradores da UCC Castelo Branco, na execução do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), cumprem as orientações estratégicas emanadas pela Direção Geral da Saúde (DGS) entidade a quem compete orientar tecnicamente o PNSE no sentido da obtenção de mais saúde para toda a comunidade escolar, assente numa abordagem pragmática e com base em settings.

A escola é o espaço onde por excelência, em grupo ou individualmente, as crianças e os jovens aprendem a gerir eficazmente a sua saúde e a agir sobre os fatores que a influenciam. Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as rodeia, cabendo ao Ministério da Saúde e da Educação valorizar, reforçar, ampliar e iniciar a sistematização desses saberes, de modo a permitir aos alunos a realização de aprendizagens posteriores mais complexas. O meio local, espaço vivido, deverá ser o objeto privilegiado de uma primeira aprendizagem metódica e sistemática da criança já que, nestas idades, o pensamento está voltado para a aprendizagem concreta. Dando complementaridade ao descrito na organização curricular e programas do Estudo do Meio para o 1º Ciclo do Ensino Básico os colaboradores da UCC Castelo Branco desenvolveram ações de literacia em saúde no âmbito dos primeiros socorros, aos alunos do 3º ano de escolaridade.

Primeiros Socorros

PNSE